Exemplos Musicais Tradicionais Portugueses Em
1982, Ernesto Veiga de Oliveira convidou-nos a trabalhar na 2º edição do seu livro,
dedicado aos Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Dessa colaboração resultou a
inclusão de alguns exemplos de música instrumental que complementam a vasta informação
nele contida, com indicações que permitem, a quem o desejar, conhecer e mesmo iniciar ou
desenvolver uma prática instrumental que, como o autor previa na 1.ª edição, se
encontrava em franco declínio.
Domingos Morais, José Pedro Caiado, Carlos Guerreiro
| Introdução
No texto que acompanha os exemplos musicais, são fornecidas algumas indicações
úteis na consulta das recolhas originais aqui apresentadas.
|
|
.......................................................................................................... |
| Gaita
de Foles
A transcrição de música de gaita de foles revela «...verdadeiras escalas
microcromáticas que, além do mais, são frequentes na música vocal».
|
|
.......................................................................................................... |
| Flautas
Como exemplo, a flauta de tamborileiro de três furos, tem princípios acústicos
comuns a instrumentos que já eram usadis na Idade Média.
|
|
.......................................................................................................... |
| Pandeiro
Toca-se com grande à vontade, ciência e inventiva, numa extraordiária riqueza e
variedade de ritmos por vezes muito complexos.
|
|
.......................................................................................................... |
| Cavaquinho
A mão direita toca de «rasgado», segundo uma técnica própria do instrumento, o
«varejamento», que é feito com o polegar e indicador.
|
|
.......................................................................................................... |
| Viola
Beiroa
Toca-se com um movimento ascendente ou descendente do indicador e a ornamentação
da mão esquerda fraseiam a melodia.
|
|
.......................................................................................................... |
| Viola
Campaniça
Jorge Montes Caranova dá uma grande utilização da escala em toda a sua
extensão, com passagens muito rápidas no desenho melódico.
|
|
.......................................................................................................... |
| Viola
Amarantina e Viola Braguesa
Os trechos foram tocados a solo, para exemplificar a função de acompanhamento
destes instrumentos em grupos instrumentais.
|
|
.......................................................................................................... |
| Chula
Nestes exemplos revela-se uma interessante textura musical, pela complementaridade
dos vários instrumentos utilizados.
|
|
.......................................................................................................... |