Os trechos foram tocados a solo, para exemplificar a função de acompanhamento
deste instrumento em grupos instrumentais. Tocado de «rasgado» pela mão direita que no
seu movimento ascendente apenas faz vibrar as 3 primeiras cordas, a digitação da mão
esquerda e a própria afinação estão perfeitamente adaptadas a tocar os acordes que
são o suporte harmónico de actuações musicais que duram várias horas.
Os melhores tocadores são os que conseguem reforçar a secção rítmica dos grupos
(bombo, ferrinhos, violão, ...) ao mesmo tempo que com oportunidade introduzem motivos
melódicos curtos, num quase «ponteado».
O violeiro Domingos Machado, de Tebosa/Braga, com a viola braguesa, consegue tirar partido
de cada uma das afinações deste instrumento (que pouco difere da viola amarantina) para
tocar de «ponteado» o repertório minhoto, com melodia e acompanhamento.
As setas que aparecem na tablatura, indicam se o «rasgado» é ascendente ou descendente.
Fonogramas
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Afinação 1
Vareira
018 - Versões: Curta | Longa | SWA | Partitura
Viola: José Alves de Mesquita
Arnoia, Celorico de Basto (1960/63)
Cana Verde
020 - Versões: Curta | Longa | SWA | Partitura
Viola: José Alves de Mesquita
Arnoia, Celorico de Basto (1960/63)
Afinação 2
Chula de Arnoia
145 - Versões: Curta | Longa | SWA | Partitura
Viola: António da Cunha
Arnoia, Celorico de Basto (1960/63)
Afinação 3
Chula de Tabuado
158 - Versões: Curta | Longa | SWA | Partitura
Viola: Alexandre Napoleão Moreira
Tabuado, Marco de Canavezes (1960/63)
Colectores: E.V.Oliveira e
Benjamim Pereira
Transcrição: Domingos Morais
(1982)
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