Bernardino da Silva toca quase que exclusivamente na afinação
indicada, que designa por «antiga» e lhe permite percorrer toda a extensão da escala,
em passagens de grande virtuosidade.
A mão direita toca de «rasgado», segundo uma técnica própria
do instrumento, o «varejamento», que é feito com o polegar e indicador (e/ou médio,
e/ou anelar, e/ou mínimo, consoante os tocadores) em posição rígida que no movimento
ascendente ou descendente da mão pulsam sucessivamente as cordas, mantendo uma amplitude
constante no movimento da mão que articula pelo pulso e cotovelo.
Conseguem assim os bons tocadores criar a ilusão de não haver interrupção no fluxo
sonoro, pela isocronia e rapidez dos ataques dos dedos, em cada movimento ascendente ou
descendente.
As pausas e acentuações, são feitas por interrupção súbita do movimento ou por
aumento de velocidade de um dos movimentos para o dobro. Ainda por divisão ternária em
tempos de divisão binaria e vice-versa.
O exemplo transcrito, que escolhemos entre os mais simples de realizar neste instrumento,
tem indicada na tablatura as direcções ascendente ou descendente do «varejamento», que
faz soar cada acorde 2 ou 3 vezes, consoante o número de dedos usados, o que não
anotamos por complicar sem vantagem a escrita musical.
Júlio Pereira, no disco «Cavaquinho» (1981-Edição Sasseti) faz uma utilização quase
exaustiva das possibilidades do «varejamento».
Afinação
Fonogramas
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Meu Cavaquinho
032 - Versões: Curta | Longa | SWA | Partitura
Cavaquinho: Bernardino da Silva
Violão: Manuel da Silva
Ferreiros, Braga (1960/63)
Colectores: E.V.Oliveira e
Benjamim Pereira
Transcrição: Domingos Morais
(1982)
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