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Site sobre Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses - de onde foi retirada esta informação
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Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses
Ir para... Introdução
A Portugal confluiram vários povos e culturas que até ao séc. XVI se vão influenciar mutuamente. Mais...
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Distribuição Regional
A caracterização geográfica do País está intimamente ligada à distribuição das formas instrumentais.
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Ir para... Os Conjuntos
Os conjuntos têm funções muito importantes na vida das comunidades. Mais...
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Ir para... Os Instrumentos
São quatro tipos de instrumentos: Aerofones, Cordofones, Membranofones e Idiofones. Mais...
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Ir para... Exemplos Musicais
Exemplos de música instrumental, recolhidos por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamin Pereira.
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Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses
Distribuição Regional

mapa1.gif (18736 bytes)Na verdade a caracterização geográfica do País está intimamente ligada à distribuição das formas instrumentais. Ernesto Veiga de Oliveira apoia-se na divisão que Orlando Ribeiro faz em Portugal Atlântico, Transmontano e Mediterrâneo. "... Sob o ponto de vista paisagístico e cultural especial e muito geral, distinguiremos em Portugal, ao norte do Tejo duas áreas fundamentais por um lado, as terras do planalto alto e leste transmontano e beirão, marcadamente arcaizantes e pastoris, fechadas em si mesmas até épocas muito próximas, na vastidão de um horizonte severo e áspero, e onde formas de vida extremamente antigas eram (e são ainda em muitos casos) a atmosfera quotidiana; por outro lado, as terras baixas a ocidente da barreira central, do Minho ao Tejo, populosas, conviventes, intensamente humanizadas, abertas a todas as influências e naturalmente impelidas para fórmulas mais progressivas, embora imersas ainda em inúmeros sectores culturais, no seu ambiente tradicional. O Alentejo, sob certos aspectos, prolonga a sul, o panorama pastoril do planalto; a cultura regional reflecte uma personalidade original muito forte, e é também acentuadamente tradicional, mas a marca do espaço é ali mais sensível do que a do tempo. E no Algarve, por seu turno, inversamente, condições paralelas às que apontamos nessas regiões nortenhas ocidentais estão na base de um ambiente que sob certos aspectos, se assemelha ao dessas terras..."

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MINHO

No Minho os instrumentos mais importantes são os conjuntos instrumentais das RUSGAS, da CHULA, e também dos ZÉS-PEREIRAS.
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TRÁS-OS-MONTES

Em Trás-os-Montes, além dos conjuntos instrumentais do GAlTElRO e TAMBORlLElRO,tem também importância o PANDEIRO, membranofone de forma quadrangular, geralmente tocado pelas mulheres a acompanhar todo o género de cantares de festa.
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BEIRA LITORAL

Também nesta região, além dos conjunto instrumental dos ZÉS-PEREIRAS e do FADO, teve particular importancia a VIOLA TOEIRA nomeadamente na região de Coimbra, onde hoje infelizmente já não existe nenhum tocador.
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BEIRAS INTERIORES

Sobretudo na Beira-Baixa, o ADUFE é o instrumento mais importante da região. Ele é aí tocado com grande maestria, imaginação e paixão, tanto em festas profanas como religiosas, alvíssaras da Páscoa e Romarias. A FLAUTA TRAVESSA e a PALHETA são passatempo individual de pastores. Na região do Fundão tem grande importãncia os BOMBOS. A VIOLA BEIROA além das funções de passatempo era também um instrumento cerimonial usado na Dança da Genebres e outras que tinham lugar na festa da Senhora dos Altos Céus, na Lousa, e nas Folias do Espírito Santo de grande importãncia nesta região.
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ESTREMADURA

Na Estremadura o ACORDEAO, se bem que seja um instrumento muito difundido por todo o país tem um lugar muito especial nos bailes acompanhando o fandango, o passecate, o verde gaio, a contradança, etc. Também a GAITA DE FOLES é um elemento imprescindível dos Círios da região. Em Lisboa tem grande destaque a GUITARRA PORTUGUESA e o VIOLÃO por vezes acompanhado pelo VIOLÃO BAIXO no conjunto do FADO.
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ALENTEJO

No Alentejo existem três formas instrumentais: TAMBORIL E FLAUTA na região além Guadiana. O PANDEIRO quadrangular e a PANDEIRETA majs a norte da província. Mais a sul a VIOLA CAMPANIÇA como instrumento acompanhador do canto e animador dos bailes da região.
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ALGARVE

No Algarve além dos instrumentos de tuna e do ACORDEÃO, na região da serra encontra-se com frequência a FLAUTA TRAVESSA feita de cana.
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MADEIRA

Na Madeira têm grande importância os conjuntos formados pelos instrumentos de corda: a VIOLA DE ARAME, o RAJÃO e a BRAGUINHA e a RABECA ou VIOLINO, que acompanham os cantadores e a dança nas festas públicas que se realizam na ilha.
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AÇORES

Os instrumentos mais importantes das ilhas dos Açores são as violas com dois tipos distintos: A VIOLA MICAELENSE com a boca em forma de dois corações e a viola TERCEIRENSE com a boca redonda. Ambas se usam em ocasiões festivas a solo ou a acompanhar o canto e a dança, nas romarias, aos serões. Também nas festas do Espirito Santo de grande importãncia em todas as ilhas, os Foliões, grupos de tocadores que acompanham os vários momentos da festa e tocam o TAMBOR DA FOLIA juntamente com o PANDEIRO, fuste de pandeireta sem pele, na ilha de S. Miguel. Nas ilhas de S. Maria, Flores e Corvo o acompanhamento do tambor é feito com os TESTOS, pequenos pratos metálicos que se batem um contra o outro. Voltar ao Topo

 

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