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Instrumentos
Musicais Tradicionais Portugueses
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Introdução
A Portugal confluiram vários
povos e culturas que até ao séc. XVI se vão influenciar mutuamente. |
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Distribuição
Regional
A caracterização
geográfica do País está intimamente ligada à distribuição das formas instrumentais. |
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Os
Conjuntos
Os conjuntos têm funções
muito importantes na vida das comunidades.
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Os
Instrumentos
São quatro tipos de
instrumentos: Aerofones, Cordofones, Membranofones e Idiofones. |
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Exemplos
Musicais
Exemplos de música instrumental,
recolhidos por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamin Pereira.
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Instrumentos
Musicais Tradicionais Portugueses
Introdução"... Quem tocará
ainda a bandurra beiroa e a viola campaniça, desaparecidos o tio Manuel Moreira, de Penha
Garcia, e o Jorge Caranova de Santa Vitória?... E quando se for o Virgilio Cristal, quem
ficará para tocar o deslumbrante tamboril e flauta em terras mirandesas?... E bom, é
mau? E a lei dos tempos para lá do bom e do mau... e quando as alvíssaras da Páscoa ou
as alvoradas dessas bárbaras festas transmontanas forem feitas por um altifalante
instalado numa fourgoneta que atroa os ares com a última canção duma vedeta da rádio,
o mundo terá certamente perdido uma grande riqueza - ou melhor: a riqueza do mundo
valerá muito menos a pena ser vivida." Ernesto Veiga de Oliveira.
"Em
todos os tempos e em todos lugares o homem sempre mostrou grande engenhosidade ao fazer
nascer o som e a música a partir de materiais existentes no seu ambiente natural. ... A
voz e o bater das palmas podem certamente considerar-se as primeiras formas instru-mentais
usadas pelo homem, desde os tempos mais remotos, e que se encontram em muitas sociedades.
Além dessas formas naturais, porém, desenvolveram-se através dos milénios instrumentos
musicais mais ou menos bem elaborados, com os materiais que o ambiente natural fornece, e
conforme a evolução técnica dos diferentes povos. As influências de outras culturas
são aproveitadas e os instrumentos difundidos sofrem transformações dependentes das
possibilidades e condições locais..." Margot Dias
Essa
procura, em paralelo com as capacidades de modulação da voz e de percussão do corpo,
tem levado ao aperfeiçoamento de objectos sonoros. Uma cana de bambu, uma pele ou uma
corda esticada, criaram os primeiros instrumentos musicais. O seu uso teve um papel de tal
maneira importante na história das civilizações que a sua invenção tem sido, em
várias culturas atribuída aos deuses. Objectos de mitos e também de rituais o seu som
representa a voz dos antepassados. Mas é também através deles que os homens encontram
um meio de mostrar a sua alegria e a sua tristeza, o seu amor e o seu odio. Eles são
testemunhos não só de usos e crenças e dos símbolos aos quais estão associados, mas
também dos feitos históricos, dos universos culturais e das invenções tecnológicas. E
como objectos de arte, da época e do meio social onde são produzidos. Por isso,
conhecermos de perto estes objectos é conhecermos também um pouco a história do nosso
povo, das regiões onde habita, dos seus hábitos de festa, de religião, de trabalho, da
diversidade das suas formas culturais e artísticas já que os instrumentos musicais são,
com nos diz Alessandro Sistri:
"... Documentos complexos que nos ajudam a conhecer diferentes aspectos da cultura a
que pertencem, por serem objectos síntese do sistema expressivo sonoro-musical e do
sistema simbólico-material, em que as funções sonora, simbólica e estética interagem
e as componentes decorativas, iconográficas e plásticas dão sentido mágico ao
instrumento..."
Portugal
forma-se com Nação num território culturalmente abrangido pela Península Ibérica. A
este espaço confluem vários povos e culturas que até ao séc. XVI se vão influenciar
mutuamente, conservando particularidades que Ihe são próprias e criando por isso
aspectos muito ricos, nomeadamente no campo da música e dos instrumentos musicais. Neste
aspecto tem particular importancia a ocupação árabe. Os seus músicos alcançaram
grande prestígio e alguns dos seus instrumentos foram rapidamente copiados e utilizados
pelos músicos cristãos. Alguns deles chegam até aos nossos dias mantendo o nome árabe
como por exemplo o adufe. Os materiais usados na feitura dos instrumentos são também
reveladores das actividades quotidianas dos seus proprietários. Instrumentos feitos com
peles de animais como por exemplo a gaita de foles, o adufe e a sarronca são de carácter
pastoril aparecendo por isso nas regiões do país onde essa actividade é predominante.
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