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Site sobre Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses - de onde foi retirada esta informação
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Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses
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A Portugal confluiram vários povos e culturas que até ao séc. XVI se vão influenciar mutuamente. Mais...
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Ir para... Distribuição Regional
A caracterização geográfica do País está intimamente ligada à distribuição das formas instrumentais.Mais...
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Ir para... Os Conjuntos
Os conjuntos têm funções muito importantes na vida das comunidades.
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Ir para... Os Instrumentos
São quatro tipos de instrumentos: Aerofones, Cordofones, Membranofones e Idiofones. Mais...
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Ir para... Exemplos Musicais
Exemplos de música instrumental, recolhidos por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamin Pereira.
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Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses
Os Conjuntos

Apesar da importancia da música vocal tradicional em Portugal nomeadamente no Alentejo com os corais masculinos ou as canções polifónicas a três e quatro vozes minhotas e beirãs além dos cantos de trabalho, canções de embalar, os instrumentos têm funções muito importantes na vida das comunidades que os utilizam. Geralmente construídos pelos próprios tocadores ou por habilidosos locais, mantendo formas e técnicas de construção que se foram perpetuando ao longo dos anos, foram também fixando funções de carácter ora cerimonial ora lúdico, onde o próprio instrumento dava significado a essas festas e a essas cerimónias. Tocadores de gaita de foles que acompanham o Cirio da região estremenha, e Zés Pereiras minhotos que acompanham pela aldeia o compasso pascal são exemplos dessa funcionalidade da música e dos instrumentos ao serviço de uma cultura onde estes objectos de fazer música ocupavam um espaço muito importante. Alguns destes instrumentos nunca tocam isolados mas integrados em pequenos grupos instrumentais que caracterizam formas musicais próprias onde cada instrumento tem uma função específica. Formando parte de um todo que se apresenta geralmente em situações festivas ou cerimoniais, estão ligados aos momentos mais importantes da vida dessas comunidades, prestigiando assim quem os integra e a aldeia a que pertencem.

ZÉS PEREIRAS
Também no Minho e na região de Coimbra encontra-se a gaita de foles acompanhada de caixa e bombo, por vezes em grande número nas festas e romarias, cortejos, procissões, visitas pascais. Na região de Coimbra os Zés Pereiras são especialmente requisitados para os desfiles de Carnaval não só dessa zona mas de todo o país.

 


GAITEIROS

Da região de Trás-os-Montes é composto pela gaita de foles, caixa bombo. É o grupo instrumental mais importante da região para as grandes festas. danças de Pauliteiros, procissões, peditórios, ofícios religiosos, Festas dos Rapazes, etc.

 

 

TAMBORILEIRO
É um conjunto composto por tamboril e flauta tocado por um só individuo. Surge em duas regiões. Em terras de Miranda, Trás-os-Montes com as mesmas funções e o mesmo reportório da gaita de foles. Na área além Guadiana em Vila Verde de Ficalho e Sto.Aleixo da Restauração, Alentejo também com carácter cerimonial muito pobre, tocando exclusivamente na festa do padroeiro local.

 

RUSGA
Composto essencialmente por instrumentos de corda, cavaquinho, viola braguesa e violão, são acompanhados ritmicamente pelo tambor, os ferrinhos e o reque reque. Mais modernamente surge também a concertina ou o acordeão. As rusgas minhotas são grupos festivos que se podiam ver a caminho das festas e romarias e nos trabalhos colectivos da região, acompanhando a dança que espontâneamente se organizava.

FADO
Na região de Lisboa e de Coimbra a guitarra e o violão acompanham uma forma específica, o fado, que em Lisboa é característico dos bairros populares, e que em Coimbra se encontra relacionado com o ambiente estudantil da Universidade.

 

CHULA
É uma forma musical, instrumental, vocal e coreográfica de todo o Noroeste e mais especificamente da região compreendida entre os rios Douro e Tâmega. Semelhante à RUSGA, tem no entanto um carácter mais definido. A viola utilizada é a viola amarantina e utiliza um instrumento específico a rabeca chuleira, espécie de violino de braço muito curto e escala muito aguda que sublinha a melodia e improvisa nos longos «ritornellos» instrumentais entre o cantador e a cantadeira que cantam ao desafio.

BOMBOS
Na região da Serra da Estrela (Lavacolhos, Silvares, Souto da Casa) surge o conjunto instrumental dos BOMBOS composto por bombos e caixas acompanhados por uma flauta travessa cuja melodia bastante aguda se sobrepõe ao poderoso troar dos bombos.

 

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