....................................
Fonte:
Tradições Musicais da Estremadura
Os conteúdos aqui
apresentados foram retirados do Livro "Tradições
Musicais da Estremadura" de José Alberto
Sardinha, uma cortesia do autor e da Editora Tradisom.
.................................... |
Encomende aqui... |
Tradições Musicais da
Estremadura
Obra com 650 páginas, mais de 500
imagens (fotos e gravuras) e 120 partituras, a acompanhar 3 CDs de recolhas musicais.
.................................... |
|
Tradições
Musicais da Estremadura: O Amor e o divertimento
Os Bailes Tradicionais
José Alberto Sardinha (In
"Tradições Musicais da Estremadura")Povo que trabalha
e que reza, povo que ama, que folga e se diverte. Após garantir o sustento, após orar e
agradecer à divindade, o rural dá largas ao seu ludismo, expande os seus impulsos
amorosos, entrega-se à diversão e à folia. Referimo-nos agora já não à festa
institucional, quase sempre religiosa, (...) mas fundamentalmente à diversão do
dia-a-dia, dos pequenos acontecimentos locais e particularmente aos bailes e às danças
populares. [Conteúdos retirados a partir
do Livro "Tradições Musicais da Estramadura", de José Alberto Sardinha]
|
Os Bailes Tradicionais
Assumindo até certo ponto uma função
de escape ao quotidiano da aldeia, o «bailho» ou «balho» tem, no entanto, como
objectivo essencial, a aproximação entre os dois sexos e é, por isso, momento apetecido
pela mocidade. |
. |
.......................................................................................................... |
|
O
Baile como Rito de Passagem
Em determinadas casas de baile que havia
na aldeia apenas era permitida a entrada de rapazes que já tivessem barba na cara e de
raparigas «só quando tivessem corpo de mulher». |
. |
.......................................................................................................... |
|
A
Evolução dos Bailes Populares
Nos princípios deste século, os
principais instrumentos que associados andavam aos «balhos» rústicos eram: o harmónio,
em plena ascensão, a «gaitinha», a guitarra e a flauta, e ainda, em certas ocasiões, a
gaita-de-foles. |
. |
.......................................................................................................... |
|
Os
Bailes Populares da Cidade de Lisboa
Por estranho que pareça, os bailes do
povo de Lisboa não diferiam muito dos bailes rurais. Na verdade, os bairros
populares da capital apresentavam muitas semelhanças de vivência musical com as aldeias
donde grande parte dos seus habitantes provinha. |
. |
.......................................................................................................... |
|
As
Danças
Descrições de como surgiram ou
evoluiram vários estilos de danças que se podem encontrar na Região da Estremadura: A
Dança de Roda, o Fandango, o Vira, o Corridinho..., muitas delas que se podem encontrar
em todo o nosso país. |
. |
.......................................................................................................... |
|
Resumo
dos Fonogramas
As várias danças descritas são
ilustradas com alguns fonogramas recolhidos nos locais onde foram levantadas estas
informações. Aqui apresenta-se uma lista de alguns excertos deste trabalho. |
. |
.......................................................................................................... |
|
Outros
Temas: Exemplos Musicais de Torres Vedras
Apresentamos aqui seis fonogramas e
as respectivas anotações realizadas por José Alberto Sardinha na região de Torres
Vedras, entre os anos de 1984 e 1988, uma região com uma vasta riqueza musical. |
|