. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
| Introdução |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
| O
Violino (fiddle) |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
| A
Flauta e o Tin Whistle |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
| A
Harpa e OCarolan |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
| Acordeões e
Uileann Pipes |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
| A
voz e o Sean Nos |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
| O
Futuro |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . |
| Discografia
de Referência |
.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|
|
Irlanda
A Música na Alma de um PovoAcordeões
e Uileann Pipes
O
acordeão e os seus parentes de palhetas livres (por exemplo, a concertina) nem sempre
foram benvindos nos circlulos tradicionais irlandeses. O facto de serem instrumentos
mecânicos, levou a que alguns puristas inicialmente lhe tivessem chamado um instrumento
sem alma. Só gradualmente é que, nas últimas décadas, os intrumentos de palhetas
livres têm vindo a ganhar um lugar de honra na tradição musical irlandesa.
Entre os grandes nomes das palhetas livres encontra-se Joe Cooley, embora actualmente o
protagonismo seja dividido entre Martin OConnor (dos De Dannan) e Sharon Shannon
(que fez parte do grupo Waterboys).
As
uileann pipes descendem de protótipos que datam da Idade Média, embora a primeira apenas
tenha aparecido no século passado. São facilmente distinguíveis das restantes gaitas de
foles na medida em que o ar é introduzido não por intermédio do sopro do tocador, mas
sim de um fole que este acciona com o cotovelo (uileann significa cotovelo em gaélico).
Embora as uileann pipes sejam um instrumento muito localizado geograficamente, o seu som
melódico atraiu já vários compositores conhecidos, entre os quais James Horner que usa
muito este instrumento nas bandas sonoras que compõe (exemplos claros são as peças para
os filmes Braveheart e Titanic).
Dada a grande difculdade de tocar este instrumento, não há muitos tocadores, porém as
referências são Leo Rowsome e Willie Clancy, ambos já falecidos. Dos actuais tocadores
destacam-se Paddy Moloney (dos Chieftains), Paddy Keenan (dos lendários Bothy Band) e
Liam OFlynn (aluno de Leo Rowsome e membro dos já extintos Planxty).
|