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Como
Aprender |
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A
aprendizagem da gaita de Foles deve ser feita com acompanhamento de Instrutores. Veja aqui
onde aprender |
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Fontes |
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Associação Lelia Doura
Associação Cultural Pauliteiros de
Miranda |
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Gaita de Foles |
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Em geral, são quatro as partes
principais da Gaita: o ponteiro (tubo melódico), o ronco ou roncão
(nota pedal, de som contínuo), o fole e o soprete ou boquilha.
Algumas gaitas, como a Highland Bagpipe, a Uillean Pipe, a Cornemuse Bourbonnaise, etc.
(ver imagens mais abaixo), têm, além do ronco, dois bordões tenores.
Historicamente, não se conhece a época em que apareceu pela
primeira vez o instrumento que, depois de umas tantas transformações e aditamentos,
chegou até nós.
Que saibamos, não há uma história sistematizada da Gaita, mas o
instrumento espalhou-se por quase todos os países europeus, umas vezes como instrumento
de expansão popular, outras vezes como instrumento militar, como sucedeu na Escócia e na
Irlanda e como já tinha sucedido na infantaria romana com as bandas de gaitas. No
entanto, mais importante que concretizar a sua origem e evolução, é saber que, apesar
das cambiantes entre este e aquele país, a podemos considerar um símbolo de uma cultura
que atravessa a europa. E também que, doce, sentida, queixosa, nostálgica, alegre ou
festiva, se identifica plenamente com o seu sentir e com a sua alma.
O vocábulo que se emprega em diversas áreas linguísticas para
designar a Gaita, é o gótico ou suevo Gaits (que significa cabra). É lógico, pois, que
Gaita provenha de Gaits, ambas de carácter feminino, podendo aparecer ainda sob a forma
de Gayta em escritos medievais.
| Morfologia da
Gaita de Foles
Em geral, são quatro as
partes principais da Gaita: o ponteiro (tubo melódico), o ronco ou roncão
(nota pedal, de som contínuo), o fole e o soprete ou boquilha.
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| A Gaita de
Foles em Portugal
Com aspectos muito
diferenciados, encontra-se em duas regiões portuguesas distintas; no Alto Trás-os-Montes
e nas terras baixas ocidentais, do Minho ao Tejo.
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Bibliografia consultada:
Instrumentos Musicais
Populares Portugueses, de
Ernesto Veiga de Oliveira
Música em Si (Revista
da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Dez. 1983)
Xosé Lois Foxo, in Anuário da Gaita (Escola Provincial de Gaitas de Ourense)
Os Segredos da Gaita,
de Xosé Lois Foxo
Leccións de Gaita, de
Enrique Otero Covelo (Conservatório de Vigo)
Cancionero Musical de Galicia, de Castro Sampedro y Folgar
A Gaita no Eido da Música, de Xaime Estévez Vila |
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