José Afonso
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Biografia
José Afonso
Quando a música portuguesa perdeu a inocência
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. . . . . Zeca Afonso foi um notável
compositor de música de intervenção, durante um dos mais conturbados períodos da
história recente portuguesa. Como compositor, soube conciliar de forma notável a música
popular e os temas tradicionais com a palavra de protesto.
José Afonso, de nome completo José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, nasceu
em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929, filho de José Nepomuceno Afonso, magistrado, e de Maria
das Dores, professora primária.
Em 1930 os pais vão para Silva Porto (actual Cuíto), Angola, onde o pai havia sido
colocado como Delegado do Ministério Público. Por razões de saúde, José Afonso
permanece em Aveiro, na casa da Fonte das Cinco Bicas, confiado à tia Gigé e ao tio
Xico, um "republicano anticlerical e anti-sidonista". Por insistência da mãe,
em 1932, e já com três anos e meio de idade, segue para Angola, no vapor Mouzinho,
acompanhado por um primo que ia em lua-de-mel, e que o deixa ao abandono vindo a
agarrar-se a um sacerdote, a única pessoa que lhe presta atenção.
Permanece três anos na antiga colónia portuguesa, e aí inicia a instrução
primária. José Afonso diz que esta permanência em África deixou uma marca profunda na
sua vida: «a África era uma coisa imensa, uma natureza inacessível que não tinha fim,
contactos com fenómenos da natureza extremamente prepotentes como eram as grandes
trovoadas, os gafanhotos, florestas, travessias de rios em barcaças, etc., etc. (...) A
África como entidade física é uma coisa que pesou muito na minha vida e nas minhas
recordações». Em 1936 regressa a Aveiro, passando a viver na casa de uma tia materna.
No ano seguinte, com 8 anos de idade, vai de novo ao encontro dos pais e dos irmãos,
agora em Moçambique, mais concretamente na cidade de Lourenço Marques (actual Maputo).
Os irmãos serão uma presença forte na vida de José Afonso: João, mais velho, é uma
figura próxima da estrutura do clã, que o apoiará em ocasiões difíceis um pouco ao
longo de toda a sua vida; Mariazinha, mais nova, concitará os seus afectos, bem patentes
nas cartas que lhe escreve. Regressa a Portugal, passados dois anos, desta vez para casa
do tio Filomeno, presidente da Câmara Municipal de Belmonte. É nesta vila da Beira Baixa
que Zeca conclui a quarta classe e prepara o exame de admissão ao liceu. O tio,
salazarista convicto e comandante da Legião Portuguesa, fá-lo envergar a farda da
Mocidade Portuguesa. «Foi o ano mais desgraçado da minha vida», confessaria Zeca mais
tarde. Não obstante, é neste período que José Afonso toma contacto com as canções
tradicionais que virão a ter uma grande importância na sua obra.
Em 1940, com 11 anos de idade, vai para Coimbra para prosseguir os estudos ficando
instalado em casa da tia Avrilete. É matriculado no Liceu D. João III (hoje Escola
Secundária José Falcão) e aí conhece António Portugal e Luiz Goes, ambos mais novos
do que ele. A família deixa Moçambique e parte para Timor, onde o pai vai exercer as
funções de juiz. A irmã Mariazinha vai com os pais, enquanto seu irmão João vem para
Portugal. Com a ocupação de Timor pelos Japoneses, no âmbito da Segunda Guerra Mundial,
José Afonso fica sem notícias dos pais durante três anos, até ao final da guerra, em
1945.
Nesse mesmo ano (andava no 5.º ano do liceu) começa a cantar serenatas, o que lhe dá
não só estatuto mas também privilégios praxistas. José Afonso, a quem chamavam
"bicho-cantor" ("bicho" era a designação praxística para os
estudantes liceais), gozava, por exemplo, do privilégio de não ser "rapado"
pelas trupes que, depois do pôr-do-sol, saíam para as ruas da cidade à procura de
"bichos" e caloiros. Em acumulação, Zeca beneficiava também desse tratamento
especial, por jogar futebol nos juniores da Académica. Em 1948, após dois chumbos,
completa o curso dos liceus. Conhece Maria Amália de Oliveira, uma costureira de origem
humilde, com quem vem a casar em segredo, por oposição dos pais, e para grande
escândalo das tias. Faz viagens com o Orfeão e com a Tuna Académica.
Em 1949 inscreve-se no curso de Ciências Histórico-Filosóficas, da Faculdade
de Letras. Vai a Angola e Moçambique integrado numa comitiva do Orfeão Académico da
Universidade de Coimbra. Em Janeiro de 1953 nasce-lhe o primeiro filho, José Manuel. Dá
explicações e trabalha como revisor no Diário de Coimbra. A condição de estudante e
de trabalhador fá-lo tomar consciência dos problemas sociais que o marcariam de forma
decisiva: «Havia uma sociedade de indivíduos que viviam na Alta ou na Baixa
economicamente depauperados: barbeiros, merceeiros, profissões dependentes do estudante.
Recordo-me que as criadas viviam num estado de fome permanente nas férias grandes e
começavam a comer quando os estudantes regressavam. (...) Lembro-me do estatuto de
estudante que era, apesar de tudo, compatível com uma certa compreensão humana da
situação dessa gente. Esta visão sentimental do que eram as desigualdades sociais
motivou uma certa transformação em mim. A visão poético-estudantil em que eu me
considerava um herói de capa e batina, um cavaleiro andante, desapareceu ou foi
desaparecendo com o tempo e à medida que fui vivendo numa situação económica
extremamente difícil com os meus dois filhos no Beco da Carqueja».
São editados os seus primeiros trabalhos discográficos dois discos de 78
rotações com fados de Coimbra, com chancela da Alvorada, e gravados na delegação
regional de Coimbra da Emissora Nacional. Cada disco inclui dois fados, sendo "Fado
das Águias", com letra e música de José Afonso, a sua primeira composição
gravada.
De 1953 a 1955, cumpre o serviço militar obrigatório em Mafra. Recebe guia de marcha
para Macau, mas não chega a ser mobilizado por motivos de saúde, vindo a ser colocado
num quartel de Coimbra. Da sua vida militar recorda: «Eu fui o menos classificado de todo
o curso por falta de aprumo militar».
No ano lectivo 1955/56, e para assegurar o sustento da família, e embora não
tendo ainda concluído o curso, começa a dar aulas num colégio privado em Mangualde.
Inicia-se o processo de separação e posterior divórcio de Amália (a 1 de Junho de
1963). José Afonso manterá uma névoa de silêncio em redor desta sua experiência
conjugal.
Em 1956 é editado, pela Alvorada, o seu primeiro EP intitulado "Fados de
Coimbra", em que tem como acompanhadores António Portugal e Jorge Godinho
(guitarras) e Manuel Pepe e Levy Baptista (violas). Em 1956/57 é professor em Aljustrel,
seguindo-se nos anos subsequentes Lagos, Faro, Alcobaça e de novo Faro. José Afonso fala
assim da sua experiência enquanto docente: «A minha acção como professor era mais de
carácter existencial, na medida em que queria pôr os alunos a funcionar como pessoas,
incutir-lhes um espírito crítico, fazer com que exercitassem a sua imaginação à
margem dos programas oficiais».
Por dificuldades económicas, em 1958 envia os dois filhos (José Manuel e Helena) para
Moçambique, para junto dos avós. Neste ano fica impressionado com a campanha eleitoral
de Humberto Delgado. Durante um mês integra a digressão da Tuna Académica em Angola,
mas não canta apenas fados de Coimbra. «O Zeca era um dos vocalistas do Conjunto Ligeiro
da Tuna e cantava canções como "Adeus Mouraria", o seu maior sucesso,
acompanhado ao piano, baixo, bateria, acordeão e guitarra eléctrica. Actuávamos
vestidos com umas largas blusas de cetim, cada uma de sua cor, imitando a orquestra de
mambos de Perez Prado, o máximo da altura. Acabada esta cena de 'show-biz', vestíamos
rapidamente a capa e batina e íamos para a serenata, mutantes do sol para a lua» conta
José Niza. Na viagem de regresso, no Paquete Pátria, convive com a poetisa Natália
Correia, que mais tarde lhe dedicará um poema (transcrito em epígrafe). «Sob o luar
quente dos trópicos, íamos à noite para a ré do navio, com violas, vinho e poesia: o
Zeca cantava; e a Natália cabelos ao vento, deusa grega, nessa altura e sem
exagero, uma das mulheres mais belas do planeta dizia poemas» recorda José Niza.
Em 1959 começa a frequentar colectividades e a cantar regularmente em meios populares. Em
1960, e depois de quatro anos sem gravar, é editado o EP intitulado "Balada do
Outono", com chancela da Rapsódia, disco que inaugura o movimento da balada coimbrã
e um marco na História da música portuguesa. A propósito da "Balada do
Outono" (Águas das fontes calai / Ó ribeiras chorai / Que eu não volto a cantar)
escreve Manuel Alegre: «A canção de Coimbra não voltaria a ser a mesma, a música
ligeira portuguesa também não. Aquela balada era nova e ao mesmo tempo muito antiga.
Tudo estava nela: a tradição trovadoresca, os cantares de amigo, os romances populares.
E também o espírito de um tempo de mudança». Faz nova digressão a Angola, com o
Orfeão Académico, durante a qual toma verdadeira consciência da realidade colonial.
José Niza recorda: «Fomos encontrar uma Angola diferente. Tinha-se dado a independência
do Congo Belga e todo o território estava cheio de retornados belgas. A PIDE tinha-se
instalado em Luanda e noutras cidades. E sentiam-se no ar, nas entrelinhas das conversas,
nos olhares, os sinais de que alguma coisa iria acontecer». No ano seguinte rebentava a
Guerra Colonial.
José Afonso segue atentamente a crise estudantil de 1962. Em Faro convive com Luiza Neto
Jorge, António Barahona, António Ramos Rosa e Manuel Pité, e namora com Zélia, natural
da Fuzeta, que será a sua segunda mulher e com quem terá mais dois filhos, Joana e
Pedro. É José Afonso quem nos diz: «O conhecimento da Zélia, num lugar do Algarve,
reconciliou-me com a água fresca e com os tons maiores. Passei a fazer canções
maiores». Para o álbum colectivo "Coimbra Orfeon of Portugal", editado pela
Monitor (dos Estados Unidos), José Afonso grava dois temas "Minha Mãe"
e "Balada Aleixo" em que rompe definitivamente com o acompanhamento das
guitarras. Nestas duas baladas é acompanhado exclusivamente à viola por José Niza e
Durval Moreirinhas. Realiza digressões pela Suíça, Alemanha e Suécia, integrado num
grupo de fados e guitarras, na companhia de Adriano Correia de Oliveira, José Niza, Jorge
Godinho, Durval Moreirinhas e ainda da fadista lisboeta Esmeralda Amoedo. Em 1963, conclui
a licenciatura na Faculdade de Letras de Coimbra com uma tese sobre Jean-Paul Sartre:
"Implicações Substancialistas na Filosofia Sartriana". Em 1962 e 1963 são
editados dois EP intitulados "Baladas de Coimbra", com Rui Pato à viola, dos
quais fazem parte as belíssimas "Menino d'Oiro", "No Lago do Breu",
"Canção do Vai... e Vem" e "Menino do Bairro Negro", esta última
inspirada nos meios sociais miseráveis do Porto, no Bairro do Barredo. A balada "Os
Vampiros", incluída no EP de 1963, tornar-se-á, juntamente com a "Trova do
Vento que Passa" (gravada no mesmo ano por Adriano Correia de Oliveira), um dos
símbolos maiores da resistência antifascista até ao advento da liberdade.
Em Maio de 1964, José Afonso actua na Sociedade Musical Fraternidade Operária
Grandolense, onde se inspira para fazer a canção "Grândola, Vila Morena", que
viria a ser no dia 25 de Abril de 1974 a senha do Movimento das Forças Armadas (MFA) para
o derrube do regime ditatorial. É editado o EP "Cantares de José Afonso", o
único para a Valentim de Carvalho, que inclui "Coro dos Caídos",
"Canção do Mar", "Maria" (dedicada a Zélia) e "Ó Vila de
Olhão", com Rui Pato à viola, excepto na última que é acompanhada pelo conjunto
de guitarras de Jorge Fontes. As três primeiras viriam a ser depois incluídas num álbum
colectivo com Carlos Paredes e Luiz Goes (reeditado em CD pela EMI-VC em 1992). Ainda em
1964, muda-se com Zélia para Lourenço Marques, onde reencontra os seus filhos e os pais.
Durante dois anos dá aulas na cidade da Beira. Em Moçambique desenvolve intensa
actividade anticolonialista e relaciona-se, entre outros, com Malangatana e António
Quadros (João Pedro Grabato Dias), que vem a contribuir com algumas letras para o
repertório do cantor. Aí compõe a música para a peça de Bertolt Brecht "A
Excepção e a Regra", traduzida e encenada por Luiz Francisco Rebello, cujos temas
virá posteriormente a gravar.
Em 1967, esgotado pelo sistema colonial, regressa a Lisboa, deixando o filho mais velho,
José Manuel, confiado aos avós. José Afonso recorda assim a sua última fase africana:
«Se houve alguma coisa em África que me marcou definitivamente foi a realidade colonial.
Quando eu parti ia preparado para enfrentá-la: sabia quais os seus contornos e o papel
que me cabia como professor, quais os alunos que ia ensinar. Sabia também que ia ser um
veículo de transmissão ideológica de uma classe dominante. (...) Fiquei terrivelmente
ligado àquela realidade física que é a África, aquilo tem de facto qualquer coisa de
estranho, uma força muito grande que nos seduz. O meu baptismo político começa em
África. Estava a dois passos do oprimido».
É colocado como professor em Setúbal, e a par das funções lectivas começa a aceitar
convites para cantar em colectividades da Margem Sul. Fica sob a mira da PIDE que o passa
a chamar com relativa assiduidade para prestar declarações no posto de Setúbal. É
editado, pela Discoteca Santo António, através da etiqueta Ofir, o LP "Baladas e
Canções", gravado nos Estúdios da RTP em Vila Nova de Gaia (reeditado em CD pela
EMI-VC em 1997). É o primeiro álbum a sério de José Afonso, com 12 temas, entre os
quais "Canção Longe", "Os Bravos", "Balada Aleixo",
"Balada do Outono" (em versão instrumental), "Na Fonte Está Lianor"
(com poema de Luís de Camões), "Minha Mãe", "Altos Castelos",
"O Pastor de Bensafrim" e "A Ronda dos Paisanos". Sofre uma grave
depressão que o leva a ser internado durante 20 dias na Casa de Saúde de Belas. Quando
sai da clínica, recebe a notícia de que tinha sido demitido do ensino oficial. É
publicado o livro "Cantares de José Afonso", pela Nova Realidade. O PCP
convida-o a aderir ao partido, mas José Afonso recusa invocando a sua condição de
classe. «Nunca fui um indivíduo com certezas dogmáticas acerca de grupos ou partidos
preferenciais. Comecei por me relacionar, sobretudo na Margem Sul, a associações de
estudantes fortemente politizadas, por um lado, e a determinadas organizações
políticas, como por exemplo os Católicos Progressistas, por outro. Achava que todos
aqueles grupos eram necessários para formar um movimento que conduzisse ao derrube do
poder. Qual seria depois o partido ou organização que surgiria após o derrube do poder,
não sabia.»
Mais uma vez confrontado com necessidades de subsistência, é obrigado a dar
explicações e a encarar mais seriamente a carreira musical, designadamente através da
gravação de discos. Cientes da situação, Rui Pato e António Portugal contactam
várias editoras, incluindo aquelas para as quais Zeca já gravara antes, mas todas lhes
fecham as portas, com medo da PIDE. Então, em desespero de causa, vão ao Porto falar com
Arnaldo Trindade, da Orfeu, para a qual Adriano Correia de Oliveira, já gravava há anos.
A proposta era nem mais nem menos que a gravação de "Cantares do Andarilho".
Arnaldo Trindade aceita a ideia, assume os riscos e propõe um contrato sui generis: José
Afonso passaria a receber, mensalmente, 15 mil escudos (quantia nada desprezível na
altura) e em troca comprometia-se a gravar um álbum por ano. Foi através deste vínculo
à Orfeu, para a qual gravou mais de 70 por cento da sua obra, que Zeca alcançou a
estabilidade económica que nunca tivera, e de que tanto precisava em face dos seus
encargos familiares. No Natal de 1968, sai o sugestivamente intitulado "Cantares do
Andarilho", com Rui Pato à viola, sem dúvida alguma, um dos melhores álbuns da sua
discografia. Deste disco fazem parte, entre outros, temas como "Natal dos
Simples", "Balada do Sino", "Canção de Embalar", "Endechas
a Bárbara Escrava (com poema de Luís de Camões), "Chamaram-me Cigano" e
"Vejam Bem".
Em 1969, a Primavera marcelista abre perspectivas de organização ao movimento sindical.
José Afonso participa activamente neste movimento, assim como nas acções dos estudantes
em Coimbra. Em 1969 , participa no 1º Encontro da "Chanson Portugaise de
Combat", em Paris. Edita o álbum "Contos Velhos, Rumos Novos" e o single
"Menina dos Olhos Tristes" que contém a canção popular "Canta
Camarada". Em "Contos Velhos, Rumos Novos", e fazendo jus ao título,
continua e aprofunda a exploração do repertório da tradição popular ("Oh! Que
Calma Vai Caindo", "S. Macaio", "Deus Te Salve, Rosa", "Lá
Vai Jeremias"), ao mesmo tempo que põe em música uma plêiade de escritores
eruditos: Airas Nunes ("Bailia"), F. Miguel Bernardes ("Qualquer
Dia"), Lope de Vega ("No Vale de Fuenteovejuna"), Luís Andrade Pignatelli
("Era de Noite e Levaram") e Ary dos Santos ("A Cidade"). Pela
primeira vez num disco de José Afonso, aparecem outros instrumentos que não a viola ou a
guitarra, como a trompa, as marimbas, o cavaquinho e a harmónica. Recebe o prémio da
Casa da Imprensa para o melhor disco, distinção que repete em 1970 e 1971.
Em 1970 é editado o álbum "Traz Outro Amigo Também", gravado em Londres, nos
estúdios da Pye Records, o primeiro sem Rui Pato, impedido pela PIDE de viajar, por causa
do seu envolvimento na crise académica de 1969. Será substituído por Carlos Correia
(Bóris), antigo músico de rock, dos Álamos e do Conjunto Universitário Hi-Fi. Além do
tema-título, o alinhamento inclui temas como "Maria Faia", "Canto
Moço", "Epígrafe para a Arte de Furtar" (com poema de Jorge de Sena),
"Moda do Entrudo", "Canção do Desterro" e "Verdes São os
Campos" (com poema de Luís de Camões). Na capital britânica, José Afonso conhece
os brasileiros Gilberto Gil e Caetano Veloso, que aí se encontravam exilados por motivos
políticos. Em Março de 1970, a Casa de Imprensa atribui a José Afonso, por unanimidade,
o Prémio de Honra pela «alta qualidade da sua obra artística como autor e intérprete e
pela decisiva influência que exerce em todo o movimento de renovação da música ligeira
portuguesa». Participa em Cuba num Festival Internacional de Música Popular.
No Natal de 1971, é lançado o LP "Cantigas do Maio", com direcção musical de
José Mário Branco, gravado em Herouville (perto de Paris), no Strawberry Studio, um dos
mais caros e afamados da Europa. O álbum conta ainda com a participação de Carlos
Correia (Bóris), Francisco Fanhais e vários músicos franceses, entre os quais, o
percussionista Michel Delaporte. Além de "Grândola, Vila Morena", o disco
inclui temas tão emblemáticos como "Cantigas do Maio", "Cantar
Alentejano" (em homenagem a Catarina Eufémia, assassinada pela GNR), "Maio,
Maduro Maio" e "Mulher da Erva". É geralmente considerado o melhor álbum
de José Afonso e representa o momento de viragem para formas de acompanhamento
instrumental mais enriquecidas e elaboradas. A editora Nova Realidade publica o livro
"Cantar de Novo".
No ano de 1972 sai o LP "Eu Vou Ser Como a Toupeira", gravado em Madrid, nos
Estúdios Cellada, sob a direcção musical de José Niza e com a participação de
Benedicto, um cantor galego amigo de Zeca, e com o apoio dos Aguaviva, de Manolo Diaz.
Deste álbum fazem parte, entre outros, os temas "A Morte Saiu à Rua" (em
homenagem ao pintor José Dias Coelho, assassinado pela PIDE numa rua de Alcântara),
"Ó Minha Amora Madura", "No Comboio Descendente" (com poema de
Fernando Pessoa) e o belíssimo "Fui à Beira do Mar" (vide letra abaixo). Em
1973, José Afonso continua a sua "peregrinação", cantando um pouco por todo o
lado. Muitas sessões foram proibidas pela PIDE/DGS. Em Abril é preso e fica 20 dias em
Caxias até finais de Maio. Na prisão política, escreve o poema "Era Um Redondo
Vocábulo", um dos temas mais belos do álbum seguinte, "Venham Mais
Cinco", gravado em Paris, no Studio Aquarium, e que conta de novo com a direcção
musical de José Mário Branco e com a participação de uma miríade de músicos
estrangeiros, sendo de destacar Michel Delaporte nas percussões. O tema-título tem a
participação vocal de Janine de Waleyne, solista dos Swingle Singers, o melhor grupo
vocal de jazz cantado da altura, na opinião de José Niza. Além do conhecido tema que
dá nome ao álbum, merecem ainda destaque três outros temas, autênticas pérolas do
repertório de José Afonso: o citado "Era Um Redondo Vocábulo", "Adeus ó
Serra da Lapa" e "Que Amor Não me Engana".
A 29 de Março de 1974, o Coliseu de Lisboa enche-se para ouvir José Afonso, Adriano
Correia de Oliveira, José Jorge Letria, Manuel Freire, José Barata Moura, Fernando Tordo
e outros, que terminam a sessão com "Grândola, Vila Morena". Militares do MFA
estão entre a assistência e escolhem "Grândola" para senha do golpe militar
que está em congeminação e que se concretizará, daí a menos de um mês, no 25 de
Abril. No dia daquele espectáculo, a censura avisara a Casa de Imprensa, organizadora do
evento, de que eram proibidas as representações dos temas "Venham Mais Cinco",
"Menina dos Olhos Tristes", "A Morte Saiu à Rua" e "Gastão Era
Perfeito". Curiosamente, a "Grândola, Vila Morena" era autorizada. É
editado o álbum "Coro dos Tribunais", gravado em Londres, novamente na Pye
Records, com arranjos e direcção musical, pela primeira vez, de Fausto Bordalo Dias e
com a participação musical do próprio Fausto e ainda de Michel Delaporte, Vitorino,
Carlos Alberto Moniz, Yório Gonçalves, Adriano Correia de Oliveira e José Niza. São
incluídas as canções brechtianas compostas em Moçambique no período entre 1964 e
1967, "Coro dos Tribunais" e "Eu Marchava de Dia e de Noite (Canta o
Comerciante)". Em 1974/75 Zeca envolve-se directamente nos movimentos populares e no
PREC (Processo Revolucionário Em Curso), mas faz questão de não se filiar em qualquer
dos sectarismos partidários existentes. Canta no dia 11 de Março de 1975 no RALIS para
os soldados e estabelece uma colaboração estreita com a LUAR (Liga de Unidade e Acção
Revolucionária), através do seu amigo Camilo Mortágua, dirigente da organização. A
LUAR edita o single "Viva o Poder Popular", com "Foi na Cidade do
Sado" no lado B. Em Itália, as organizações revolucionárias Lotta Continua, Il
Manifesto e Vanguardia Operaria editam o álbum "República", gravado em Roma
nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro de 1975, nos estúdios das Santini Edizioni. As
receitas do disco destinavam-se a apoiar a Comissão de Trabalhadores do jornal
"República" ou, caso o jornal fosse extinto, como foi, o Secretariado
Provisório das Cooperativas Agrícolas de Alcoentre. Desconhecido em Portugal, este
álbum inclui "Para Não Dizer Que Não Falei de Flores" (versão de Francisco
Fanhais da célebre canção de Geraldo Vandré), "Se os Teus Olhos se
Vendessem", "Foi no Sábado Passado", "Canta Camarada", "Eu
Hei-de Ir Colher Macela", "O Pão Que Sobra à Riqueza", "Os
Vampiros", "Senhora do Almortão", "Letra para Um Hino" e
"Ladainha do Arcebispo". Além de Francisco Fanhais, este disco teve o
contributo de diversos músicos italianos.
Em 1976, Zeca apoia a candidatura presidencial de Otelo Saraiva de Carvalho, estratega do
25 de Abril e ex-comandante do COPCON (Comando Operacional do Continente), apoio que
reedita em 1980. Ainda em 1976, publica o álbum "Com as Minhas Tamanquinhas",
com a surpreendente participação de Quim Barreiros. É, na opinião de José Niza, «um
disco de combate e de denúncia, um grito de alma, um murro na mesa, sincero e exaltado,
talvez exagerado se ouvido e lido ao fim de 30 anos, isto é, hoje». É a
"ressaca" do PREC. O próprio José Afonso dirá mais tarde: «Eu sempre disse
que a música é comprometida quando o músico, como cidadão é um homem comprometido.
Não é o produto saído desse cantor que define o compromisso mas o conjunto de
circunstâncias que o envolve com o momento histórico e político que se vive e as
pessoas com quem ele priva e com quem ele canta». E acrescenta: «Admito que a
revolução seja uma utopia, mas no meu dia a dia procuro comportar-me como se ela fosse
tangível. Continuo a pensar que devemos lutar onde exista opressão, seja a que nível
for». O álbum "Enquanto Há Força", editado em 1978, com o apoio de Fausto
Bordalo Dias na direcção musical, representa mais um exemplo da fase cronista e
panfletária do cantor, ligada às suas preocupações anti-colonialistas e
anti-imperialistas, a que não escapa uma crítica mordaz à Igreja Católica (no tema
"Arcebispíada"). Conta com a participação de excelentes músicos e cantores,
como Guilherme Inês, Carlos Zíngaro, Pedro Caldeira Cabral, Rão Kyao, Luís Duarte,
Adriano Correia de Oliveira e Sérgio Godinho. Em 1979 é editado o álbum "Fura
Fura", com a colaboração musical de Júlio Pereira e dos Trovante. Dos doze temas
do alinhamento, oito são de música para teatro, compostos para as peças "Zé do
Telhado" e "Guerras de Alecrim e Manjerona", levadas à cena na Barraca e
na Comuna, respectivamente.
Actua em Bruxelas no Festival da Contra-Eurovisão. Em 1981, e após dois anos sem discos,
reconcilia-se com a canção de Coimbra e com a guitarra ao gravar o álbum "Fados de
Coimbra e Outras Canções", no qual reinterpreta três temas já anteriormente
gravados: "Senhora do Almortão", "Vira de Coimbra" e "Balada do
Outono". Trata-se da mais bela versão do fado de Coimbra, interpretada por Zeca
Afonso em homenagem a seu pai e a Edmundo Bettencourt, dedicatários do álbum. Actua em
Paris, no Théatre de la Ville. Em 1982 começam a conhecer-se os primeiros sintomas de
esclerose lateral amiotrófica, doença que se caracteriza por uma progressiva atrofia
muscular de que resulta geralmente a morte, por asfixia. Actua em Bruges, Bélgica, no
Festival de Printemps.
Em 29 de Janeiro de 1983 realiza-se o espectáculo no Coliseu dos Recreios, com José
Afonso já em dificuldades. Participam Octávio Sérgio, António Sérgio, Lopes de
Almeida, Durval Moreirinhas, Rui Pato, Fausto Bordalo Dias, Júlio Pereira, Guilherme
Inês, Rui Castro, Rui Júnior, Sérgio Mestre e Janita Salomé. É publicado o duplo
álbum "Ao Vivo no Coliseu".
No Natal desse ano, sai o álbum "Como Se Fora Seu Filho", o seu testamento
estético-político. Neste trabalho colaboram Júlio Pereira, Janita Salomé, Fausto
Bordalo Dias e José Mário Branco. Algumas das canções do alinhamento foram escritas
para a peça "Fernão Mentes?" do grupo de teatro A Barraca. É publicado o
livro "Textos e Canções", com a chancela da Assírio e Alvim, que inclui
muitos poemas que José Afonso não chegou a musicar. Contra a sua vontade, é publicado
pelo Foto Sonoro um maxi-single, "Zeca em Coimbra", com um espectáculo dado
pelo cantor no Parque de Santa Cruz, na Lusa Atenas, a 27 de Maio, em que também
participaram António Bernardino ("Tenho Barcos, Tenho Remos"), Luís Marinho
("Traz Outro Amigo Também") e ainda António Portugal e António Brojo
(guitarras) e Aurélio Reis, Luís Filipe e Rui Pato (violas). A cidade de Coimbra atribui
a José Afonso a Medalha de Ouro da cidade. «Obrigado Zeca, volta sempre, a casa é
tua», disse-lhe o presidente da Câmara, Fernando Mendes Silva. «Não quero converter-me
numa instituição, embora me sinta muito comovido e grato pela homenagem», respondeu
José Afonso. O Presidente da República, general Ramalho Eanes, atribui a José Afonso a
Ordem da Liberdade, mas o cantor recusa-se a preencher o formulário. Mário Soares
tentará de novo condecorá-lo, a título póstumo, em 1994, com a Ordem da Liberdade, mas
a mulher, Zélia, recusa, alegando que se José Afonso não desejou a distinção em vida,
também não seria após a sua morte que seria condecorado.
Em 1983 José Afonso é reintegrado no ensino oficial (fora expulso em 1968), tendo sido
destacado para dar aulas de História e de Português na Escola Preparatória de Azeitão.
Em 1985 é editado o último álbum, "Galinhas do Mato", com arranjos e
direcção musical de Júlio Pereira e José Mário Branco. Zeca já não consegue cantar
todos os temas, sendo substituído por Luís Represas ("Agora"), Helena Vieira
("Tu Gitana"), Janita Salomé ("Moda do Entrudo",
"Tarkovsky" e "Alegria da Criação"), José Mário Branco
("Década de Salomé", em dueto com Zeca), Né Ladeiras ("Benditos") e
Catarina e Marta Salomé ("Galinhas do Mato"). Em 1986 apoia a candidatura
presidencial de Maria de Lourdes Pintassilgo, católica progressista.
José Afonso vem a falecer no dia 23 de Fevereiro de 1987, no Hospital de Setúbal, às 3
horas da madrugada, vítima de esclerose lateral amiotrófica, com 57 anos de idade. O
funeral realiza-se no dia seguinte, com mais de 30 mil pessoas, da Escola Secundária de
S. Julião para o Cemitério da Senhora da Piedade, em Setúbal. O funeral demorou duas
horas a percorrer 1300 metros. Envolvida por um pano vermelho sem qualquer símbolo, como
pedira, a urna foi transportada, entre outros, por Sérgio Godinho, Júlio Pereira, José
Mário Branco, Luís Cília e Francisco Fanhais.
A 18 de Novembro é criada, por iniciativa de Alípio de Freitas (homenageado no tema
homónimo do álbum "Com as Minhas Tamanquinhas"), a Associação José Afonso
com o objectivo de ajudar a realizar as ideias do compositor e intérprete no campo das
Artes. No ano seguinte a Câmara Municipal da Amadora institui o Prémio José Afonso
destinado a galardoar um álbum inédito de música portuguesa, cujos temas tenham como
referência a cultura e História portuguesas, tal como a obra do patrono. Fausto Bordalo
Dias, Vitorino, Sérgio Godinho, Júlio Pereira, José Mário Branco, Né ladeiras,
Amélia Muge, João Afonso, Vai de Roda, Gaiteiros de Lisboa, Dulce Pontes, Vozes do
Sul/Janita Salomé, Jorge Palma, Carlos do Carmo, Filipa Pais e José Medeiros, contam-se
entre os já contemplados.
Duas semanas depois da morte do cantor, a Transmédia edita "Agora e Sempre", o
primeiro triplo álbum da história discográfica portuguesa. A edição é constituída
pelos álbuns "Como Se Fora Seu Filho" (1983), "Galinhas do Mato"
(1985) e "Ao Vivo no Coliseu" (1983), este com um alinhamento diferente. Nesse
mesmo ano, a Movieplay lança em CD os 11 álbuns gravados para a Orfeu (até 1981), tendo
também sido editado pela Edisco o CD "Os Vampiros", com as baladas dos três EP
da Rapsódia (1960-63), tais como "Os Vampiros", "Menino d'Oiro",
"Canção do Vai... e Vem", "Menino do Bairro Negro", "No Largo
do Breu" e "Balada do Outono". Em 1996, a Movieplay reúne finalmente em CD
os fados de Coimbra dos três primeiros discos (1953-56) e ainda os temas "Menina dos
Olhos Tristes" e "Canta Camarada", do single editado pela Orfeu em 1969. Em
1997, no décimo aniversário da morte de José Afonso, a EMI-VC lança em CD o álbum
"Baladas e Canções", originalmente editado pela Ofir em 1964.
José Afonso, como pioneiro de uma estética musical alternativa ao "nacional
cançonetismo" (como lhe chamou João Paulo Guerra) e pelo contributo inovador que
deu na redescoberta e valorização da música de raiz tradicional, será sempre recordado
como um dos nomes maiores da História da música portuguesa. Testemunham-no as homenagens
e tributos de quem sido alvo ao longo dos anos, com novas versões de temas seus, sendo de
destacar os projectos "Ousadias" (1986 - Naná Sousa Dias), "Filhos da
Madrugada Cantam José Afonso" (1994 - Madredeus, Frei Fado d'El-Rei, Brigada Victor
Jara, Opus Ensemble, Diva, Delfins, Sétima Legião, Resistência, UHF, Tubarões, etc.),
"Maio, Maduro Maio" (1995 - Amélia Muge, José Mário Branco e João Afonso,
gravado no S. Luiz em 1994), "Utopia" (2004 Vitorino e Janita Salomé,
gravado no CCB em 1998), "A Jazzar no Zeca" (2004 - Zé Eduardo Unit) e
"Que Viva o Zeca" (2007 - Ervas de Cheiro).
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Discografia
- Fados
de Coimbra (78 rpm, Alvorada, 1953)
- Fados de Coimbra (78 rpm, Alvorada, 1953)
- Fados de Coimbra (EP-45 rpm, Alvorada, 1956)
- Balada do Outono (EP-45 rpm, Rapsódia, 1960)
- Coimbra Orfeon of Portugal (LP-33 rpm, Monitor, 1962, colectivo)
- Baladas de Coimbra (EP-45 rpm, Rapsódia, 1962)
- Baladas de Coimbra (EP-45 rpm, Rapsódia, 1963)
- Cantares de José Afonso (EP-45 rpm, Columbia/Valentim de Carvalho, 1964)
- Baladas e Canções (LP-33 rpm, Ofir, 1967; CD, EMI-VC, 1997)
- Cantares de Andarilho (LP-33 rpm, Orfeu, 1968; CD, Movieplay, 1987)
- Contos Velhos, Rumos Novos (LP-33 rpm, Orfeu, 1969; CD, Movieplay, 1987)
- Menina dos Olhos Tristes (Single-45-rpm, Orfeu, 1969)
- Traz Outro Amigo Também (LP-33 rpm, Orfeu, 1970; CD, Movieplay, 1987)
- Cantigas do Maio (LP-33 rpm, Orfeu, 1971; CD, Movieplay, 1987)
- Eu Vou Ser Como a Toupeira (LP-33 rpm, Orfeu, 1972; CD, Movieplay, 1987)
- Venham Mais Cinco (LP-33 rpm, Orfeu, 1973; CD, Movieplay, 1987)
- Coro dos Tribunais (LP-33 rpm, Orfeu, 1974; CD, Movieplay, 1987)
- Viva o Poder Popular (Single-45 rpm, LUAR, 1975)
- República (LP-33 rpm, Lotta Continua/Il Manifesto/Vanguardia Operaria (Itália),
1975, não editado em Portugal)
- Com as Minhas Tamanquinhas (LP-33 rpm, Orfeu, 1976; CD, Movieplay, 1987)
- José Afonso in Hamburg (LP-33 rpm, Portugal Solidaritat (Alemanha), 1976, gravado
ao vivo)
- Enquanto Há Força (LP-33 rpm, Orfeu, 1978; CD, Movieplay, 1987)
- Fura Fura (LP-33 rpm, Orfeu, 1979; CD, Movieplay, 1987)
- Fados de Coimbra e Outras Canções (LP-33 rpm, Orfeu, 1981; CD, Movieplay, 1987)
- Ao Vivo no Coliseu (2LP-33 rpm, Sasseti, 1983, gravado a 29 de Janeiro de
1983)
- Como Se Fora Seu Filho (LP-33 rpm, Sasseti, 1983; CD, Strauss, 1994)
- Zeca em Coimbra (EP-45-rpm, Foto Sonoro, 1983)
- Galinhas do Mato (LP-33 rpm, Transmédia, 1985; CD, CNM, 1994)
- Agora e Sempre (3LP-33 rpm, Transmédia, 1985, inclui Como Se Fora Seu Filho / Galinhas
do Mato / Ao Vivo no Coliseu)
- Os Vampiros (CD, Edisco, 1987)
- Carlos Paredes/José Afonso/Luiz Goes (CD, EMI-VC, 1992, colectivo)
- Zeca Afonso no Coliseu (2CD, Strauss, 1993, concerto integral)
- De Capa e Batina (CD, Movieplay, 1996)
- José Afonso (2CD, Movieplay, 2001, colectânea)
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Autoria do Texto: Alvaro José Ferreira
Fontes:
- Site da Associação José Afonso
(http://www.aja.pt/ )
- Literatura inclusa na discografia de José Afonso
- Enciclopédia da Música Portuguesa, de Luís Pinheiro de Almeida e outros, 1998
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