Carlos Paredes (Fotograma do Filme de Edgar Pêra)
|
Documentário
Movimentos perpétuos
Um Tributo a Carlos Paredes
. . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . Edgar Pêra realizou - a
partir das memórias em super8 sobre uma certa intimidade de Carlos Paredes - um tributo
feito em primeira pessoa, ao lado dos testemunhos de alguns que privaram com o maior
mestre da guitarra portuguesa.
Trata-se de um documentário em 17 movimentos, em que os testemunhos e a guitarra definem
o génio, a bravura e a modéstia de Carlos Paredes. Em Movimentos Perpétuos - Tributo a
Carlos Paredes estabelece-se um diálogo entre uma guitarra e uma câmara de Super8, numa
estética que evoca a memória dos velhos filmes de família, plena de intimidade,
revelada na partilha de pequenas histórias da vida.
O concerto de Carlos Paredes no Auditório Carlos Alberto, no Porto, em 1984, é o ponto
de partida para o desenrolar de histórias da prisão, resistência, sucessos e
amadorismo, relatos marcados pela simplicidade e pela paixão. Em que se revela por
exemplo, como Paredes a seguir este concerto toca para o recepcionista do hotel que não
pode assistir. Ou ainda de como se servia de um pente na prisão para exercitar a
guitarra.
O testemunho de amigos e colegas dá-nos a entender um pouco mais quem foi este homem, que
embora passando por privações nunca se queixava, e que nos deixou uma obra genial de
valor incontestável, não só pela beleza das suas composições e da sua
interpretação, mas também pela dimensão que deu à Guitarra Portuguesa, elevando-a a
instrumento autónomo, em vez de ter apenas funções de acompanhamento, e transformando-a
num símbolo da música portuguesa além-fronteiras.
Fica a sensação de libertação que a sua arte é capaz de produzir, e a mística da
obra que deixou, cheia de entusiasmo profundo e nostalgia do futuro.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ficha Técnica
Movimentos Perpétuos
Tributo a Carlos Paredes
Guitarra Portuguesa - Carlos Paredes
Viola (ao vivo) Luísa Amaro
Guitarra Clássica (em estúdio) Fernando
Alvim
Conceito, Câmara e Manipulação Edgar
Pêra
Produção Corda Seca
Produção Executiva João Pinto de
Sousa
Cyber Montagem Pedro Machado, Inês
Henriques
Pré Misturas de Som Luís Delgado
Misturas Dolby - Branko Neskov
Pós produção áudio Elsa Ferreira
Assistente de realização Luís
Moreira, Nadia Henriques
Assistente de Produção Maria João
Soares, Filipa Colaço e Renata Estevez.
Assistentes de montagem João Gomes,
Sofia Freire
Pesquisa Cláudia Gavinho
Script Doctor Manuel Rodrigues
Desenhos Ivo
Telecinema super 8 Laurent Simões
João Noronha
Arquivos Super 8 © Edgar Pêra
Arquivos 16mm © RTP
Entrevistados:
José Carlos Vasconcelos - jornalista
Rui Vieira Nery - musicólogo
José Manuel Oliveira - coreógrafo
Adelino Tavares - organizador do concerto
Novo de Matos - colega no hospital S José
Alfredo de Matos - preso politico
Paulo Rocha - cineasta
Malangatana - pintor
Músicas de Carlos Paredes:
In Memoriam
Canto do Rio
Dança dos Camponeses
Improvisação
Canto de Embalar
Danças Palacianas
Canto do Amor
Prólogo
Dança de Aldeia
Fantoche
Canto do Amanhecer
Canto de Rua
Despertar
Raiz
Canto do trabalho
Fado Moliceiro
Festa da Primavera
Ouverture Allegro (Handel)
Variações (Artur Paredes)
Valsa (Gonçalo Paredes)
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
|