At-Tambur.com - Músicas do Mundo

Como anunciar aqui?

Notícias

Canais: Principal | At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Principal > Notícias > Notícia > Detalhe
Sobre os Participantes
...............................................
Camané Mariza Mais...
Helder Moutinho
Teresa Tapadas, Filipa Teles, P. Moutinho Mais...
Mafalda Arnauth

Alguns dos participantes em
Fados no Presente...

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Camané - Esta coisa da Alma
Tem a ver com a alma, como o título indica, tem a ver com a melancolia e a reflexão temporal que se espera do fado no seu melhor, tem a ver com os amores perdidos e com as ruas de Lisboa. E, no entanto, ao terceiro álbum, Camané continua a surpreender - pela vontade, pela constância, sobretudo pelo bom gosto. Pode apontar-se-lhe a influência preciosa da mão de José Mário Branco na construção deste som, que, ao já conhecido trio constituído por Camané, Carlos Manuel Proença (viola) e José Manuel Neto (guitarra portuguesa), veio acrescentar os inéditos e harmónicos sons do contrabaixo, num disco interpretados de forma notável por Carlos Bica.

Pode nomear-se a cuidada selecção de textos, em que clássicos anteriormente não-musicados - de Antero de Quental, Fernando Pessoa, Edmundo de Bettencourt e Júlio Dinis - convivem alegremente com textos inéditos de Aldina Duarte (também eles notáveis), Manuela de Freitas, Amélia Muge e João Monge. Mas tudo isto só ganha sentido, e um outro sentido, quando se lhe acrescenta um suplemento de alma, essa coisa que cabe ao intérprete e que aqui se aprende a cada passo. É que o lugar do intérprete é também o lugar do dizer, o das coisas da língua. Em caso de dúvida, vejam-se os textos originais e as variações por ele introduzidas no canto. Logo que possível, verifique-se o assunto ao vivo. In Expresso

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Mariza
Mariza nasceu em Moçambique, mas cedo veio para Portugal. Desde muito nova se sentiu atraída pelo Fado, que ouvia regularmente no bairro histórico da Mouraria. Posteriormente procura outros sons, viajando pelo jazz, gospel, soul e música ligeira.

Em 1998, a convite de Raul Solnado e da Casa do Artista, desloca-se ao Canadá para cantar Fado. Surgiram-lhe inúmeros convites para participar em espectáculos, de onde se destacam as homenagens a Amália Rodrigues nos Coliseus de Lisboa e Porto, em Bruxelas, Paris, num espectáculo de Filipe La Féria e no programa "HermanSic", de homenagem a Frederico Valério.

Articulando originalidade e tradição, o espectáculo de Mariza apresenta um complemento à evolução da expressão musical mais característica do nosso país.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Helder Moutinho - Sete Fados e Alguns Cantos
Helder Moutinho nasceu em Oeiras, há 30 anos atrás, no seio de uma família muito ligada ao Fado. Ainda muito novo teve oportunidade de conhecer e conviver com grandes fadistas. Na adolescência, porém, afastou-se do Fado e dos locais com ele relacionados enveredando pela busca de outras músicas. Contudo aos vinte anos, já com um enorme gosto pela poesia, Helder Moutinho voltou a frequentar os locais habituais de Fado, ligando-se então a vários músicos e intérpretes.

Começou a cantar informalmente em tertúlias de amigos sem ter intenção de vir um dia a abarcar a vida de fadista. Não eram esses os seus planos de futuro. Mas um dia, em 1994, foi convidado para integrar o elenco de uma casa de Fados no Bairro Alto e nesse mesmo ano participa no projecto "Fados na Mãe D'Água", organizado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e pelo Gabinete de Animação "Lisboa 94, Capital da Cultura". Estes acontecimentos, mais as solicitações que se sucederam levaram Helder Moutinho a abraçar definitivamente a carreira de fadista.

Fixou-se como artista residente na Taverna do Embuçado, uma das casas de fado mais importantes de Lisboa e tem integrado diversos projectos na área do Fado. Com estes projectos ou individualmente tem participado em diversos concertos pelo país e estrangeiro.

Este "Sete Fados e Alguns Cantos" conta com fados escritos pelo próprio Helder Moutinho e nele também se cantam outras letras que fizeram história – "Fado Loucura (Sou do Fado)" é disso um excelente
exemplo.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Teresa Tapadas, Filipa Galvão Teles, Pedro Moutinho
Articulando contemporaneidade e tradição, este espectáculo apresenta um conjunto de fados tradicionais, bem conhecidos do público, pela voz de jovens e promissores intérpretes.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Mafalda Arnauth - Fados à Beira tejo
Mafalda Arnauth é já uma grande referência na Música Portuguesa, ao fazer parte da nova geração de fadistas que, de certa forma, são os novos grandes embaixadores da Música Portuguesa além fronteiras. Com apenas 25 anos, Mafalda Arnauth construiu uma carreira nada previsível, já que náo tinha em adolescente grandes sinais de inclinações fadistas, nem tão pouco qualquer referência familiar que a conduzisse a tamanho sucesso.

As composições interpretadas pela fadista são por ela compostas, permitindo-lhe um tratamento pessoal e de acordo com a sua própria visão do fado tradicional, não visando a sua adulteração mas antes a tentativa de fazer emanar das canções que interpreta um sentimento muito próprio - muitas vezes de alegria e não de tristeza.

Hoje Mafalda Arnauth é considerada uma das grandes esperanças da renovação do fado, cuja internacionalização é cada vez mais evidente: constantes actuações na Holanda, Bélgica, Alemanha e Áustria, a par de um número considerável de concertos já agendados para a Dinamarca, Itália e Grécia, fazem de Arnauth uma das mais requisitadas cantoras portuguesas: "A devoção com que o público estrangeiro assiste aos concertos faz-me acreditar na universalidade dos valores do fado".

Esta tendência vem a contrariar aqueles que acreditavam no declínio deste género após o desaparecimento de Amália Rodrigues...
Voltar ao Topo

 

 

Canais: At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Newsletter | Fórum | Chat | Pesquisas | Contactos | Publicidade | Quem somos

.....................................................