|
|
..................................... |
|
Composição |
|
Vasco Ribeiro Casais: Bouzouki, Nyckelharpa, Flauta Transversal, Gaita de Foles; Luís Peixoto: Bouzouki
Irlandês, Bandolim; Joana Negrão: Voz, Adufe e Pandeireta; Baltazar Molina: Cajon,
Darabuka, Riqq, Tar e Adufe. |
|
..................................... |
|
Discografia |
|
Dazkarieh I (2002)
Dazkarieh II - "Espanta
Espíritos"(2004) |
|
..................................... |
|
Contacto |
|
booking@heptatrad.com
tel. + 351 96 407 9927
fax: +351 21 812 3323 |
|
..................................... |
|
Dazkarieh |
|
............................................................. |
Descrição |
A música dos Dazkarieh é
caracterizada por um manancial rico e diversificado de sons inspirados em várias culturas
musicais do planeta, partindo do uso, da exploração e da fusão de instrumentos e de
elementos musicais com origens distintas. A heterogeneidade musical assumida pelo grupo é
patente num conjunto de composições que, pela síntese de materiais musicais tão
diversificados, podem ser apontadas como singulares, mas sempre cativantes e originais.
Por outro lado, a formação musical diferenciada dos seus instrumentistas (música
tradicional, rock, experimental e música erudita), contribui igualmente para o
enriquecimento do processo criativo do grupo. |
|
............................................................. |
Histórico |
Formados em 1999, por Filipe Duarte
(guitarra clássica), José Oliveira (percussões) e Vasco Ribeiro Casais (cordofones e
sopros), o grupo passou por duas grandes etapas na sua sonoridade, como resultado das
diferentes sensibilidades musicais dos músicos que por ele passaram. Este facto explica a
conotação dos Dazkarieh com o que o jornalismo musical e a indústria de comércio de
fonogramas apelidaram de "som celta", ou até mesmo de "sonoridade
folk-gótica" (conotação patente nalgumas franjas de mercado europeias, sobretudo
em Itália), na primeira fase da existência do grupo, fase essa que culminou com o
lançamento do primeiro fonograma (Ed. Bigorna, 2002).
A segunda fase de existência do grupo foi marcada pela composição e a produção do 2º
registo discográfico. A constituição dos Dazkarieh alterou-se integrando então, 5
novos elementos, assim como se alterou também a filosofia e a atitude do colectivo em
relação à sua orientação musical e à sua integração no mundo do espectáculo.
Neste novo ciclo criativo do grupo é ainda de salientar a concepção de canções em
língua portuguesa (até então o Dazkariano constituiu a base de todas as canções), com
letras de autoria de Tiago Torres da Silva e de Ricardo Gouveia e Helena Madeira.
Deste modo, a partir do segundo registo discográfico (Ed. Bigorna, 2004), a música dos
Dazkarieh, devido à fusão de materiais musicais tão diferenciados, passou a ser
conotada com o que a indústria vulgarmente designa por world-music, apesar dessa franja
de mercado ser ainda muito incipiente em Portugal. Esta circunstância motivou o
estabelecimento de contactos internacionais, culminando no verão de 2004 com concertos no
norte de Espanha (Alcañices, Zamora, Festival Folk de Aliste; Muiños, Galiza, Festival
Folk).
No momento presente, os Dazkarieh encontram-se focados em fundir os diversos universos
musicais que exploraram ao longo da sua carreira com a música tradicional Portuguesa,
introduzindo assim alguns temas dessa tradição no seu repertório de composições. |
|
............................................................. |
|