|
Barreiro
Bharata-Natyam
Dança Clássica do Sul da Índia
Barreiro,
Auditório Municipal Augusto Cabrita, 8 de Abril 2006, 21:30h
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
.A dança clássica do Sul da
Índia vai estar em destaque, dia 8 de Abril, no Barreiro. O Espectáculo chama-se
"Bharata-Natyam" e é caracterizado por linhas simétricas e geometricamente
perfeitas e batidas dos pés que marcam ritmos complexos.
"Bharata-Natyam" é um espectáculo de dança tradicional do Sul da Índia,
caracterizado por linhas simétricas e geometricamente perfeitas, por voltas e saltos,
deslocações por todo o espaço cénico e batidas dos pés que marcam ritmos complexos.
À técnica pura, acrescenta-se o abhinaya: expressões da cara, acompanhadas por gestos
das mãos e posturas do corpo, para interpretar os poemas e os hinos cantados.
«Krishnalîlâ» Os jogos de Krishna
De acordo com os livros sagrados da Índia, a dança é de origem divina. Parvati, inventa
a dança graciosa, "lasya" e o seu esposo Shiva-Nataraja, o rei da dança,
rivaliza com ela sob o modo viril "tandava". O espectáculo encanta todos os
deuses que tinham pedido a Brahma, o Criador, para redigir o Natya-Veda, livro da arte
dramática e da dança, a fim de facilitar bem como retomar o conhecimento dos textos
sagrados entre os homens e as mulheres.
Brahma ensinou-o ao sábio Bharata, que o codificou num tratado: o Natya-Shastra, há
cerca de 2000 anos. O sábio Bharata é sem dúvida um ser mítico, os historiadores
modernos interpretam o seu nome como sendo composto das primeiras sílabas das palavras
"bhava", "raga", e "tala" que significam, respectivamente:
emoção, melodia e ritmo, as três qualidades essenciais da dança na Índia.
Mantendo-se muito fiel às regras enunciadas no Natya-Sastra. O Bharata-Natyam é uma
dança que associa posições de linhas simétricas e geometricamente perfeitas com
movimentos vivos: piruetas, saltos e deslocações que abrangem todo o espaço cénico. O
todo repousa nos ritmos complexos dos batimentos de pés. À técnica pura junta-se a
"abhinaya": expressões do rosto acompanhadas de gestos das mãos (hasta) e de
posturas do corpo (anga) para interpretar os poemas e os hinos cantados.
O reportório musical é constituído por extractos de textos religiosos ou de
composições de grandes poetas, santos ou místicos. A bailarina é tradicionalmente
acompanhada por uma orquestra ao vivo.
Criação
«Krishnalîlâ»: ora criança, ora rapaz, Krishna seduz o nosso coração. Ele leva-nos
com ele, através dos seus jogos, pelas encantadoras paisagens de Brindavan. Deixemos que
a dança, a música e a poesia nos descrevam em uníssono a sua divina beleza.
|