At-Tambur.com - Músicas do Mundo

Como anunciar aqui?

Notícias

Canais: Principal | At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Principal > Notícias > Notícia

"As Rochas" - Vincent Van Gogh

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Concertos da Pedra

6ª Feira, dia 21 de Setembro de 2001
19:00h
Duo Paganini
22:00h
At-tambur

Sábado, dia 22 de Setembro de 2001
17:00h
A Campaniça
22:00h (Junto à Anta)
Dumdumba
22:00h Os Chocalhos

6ª Feira, dia 28 de Setembro de 2001
22:00h
Daskarieh
23:30h
Gaitafolia

Sábado, dia 29 de Setembro de 2001
22:00h
Gaiteiros de Lisboa
Primeira parte pelos
At-Tambur

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Alpalhão - Nisa
I Bienal da Pedra
Alpalhão, 21 de Setembro a 2 de Outubro de 2001


Música, seminários, workshops e exposições vão reunir em Alpalhão, durante doze dias, vários agentes culturais e económicos, numa iniciativa que visa o desenvolvimento de uma estratégia participada, para a promoção da pedra e os seus serviços.

De 21 de Setembro a 2 de Outubro Alpalhão vai receber a "Bienal da Pedra", uma iniciativa que representa um marco fundamental para a valorização de um sector da maior importância para a região de Nisa. Esta iniciativa visa o reforço da imagem da qualidade das rochas ornamentais, envolvendo entidades públicas e privadas, escolas, empresas e administração, aos mais diversos níveis.

Para ajudar a atingir estes objectivos, a organização resolveu fundir no programa várias actividades culturais, exposições, seminários e workshops, onde neste caso os "Concertos da Pedra" vão trazer a várias localidades do Concelho de Nisa espectáculos com grupos das Músicas Tradicionais e não só.

Animação Cultural
O programa musical arranca na Sexta-Feira, dia 21 de Setembro, pelas 19h, com o Duo Paganini, trazendo os duetos clássicos para violino e guitarra - espectáculo que servirá de convite para um encontro da população à volta de uma pedra gigante, onde será confeccionado bife, na Pedra! Pelas 22 horas, arrancam os At-Tambur, com um concerto-baile levando a festa em tons de Músicas Tradicionais, dançadas em ritmos de mazurcas, adrós, jigs ou círculos - estilos que serão ilustrados no decorrer do espectáculo, para que todos possam dançar.

No dia seguinte, pelas 17 horas, sobe ao palco o grupo "A Campaniça", que realizará um concerto em torno do repertório da viola campaniça, instrumento alentejano quase extinto e que agora começa a ser recuperado através de projectos musicais dedicados a este instrumento. Mais à noite, junto à Anta irão actuar a partir das 21:00h os Dundumba, trazendo a mistura de ritmos com as artes de rua. "Os Chocalhos" animam no palco em Alpalhão, a partir das 22h, um concerto-baile, com música e danças tradicionais europeias e portuguesas.

Na Sexta-Feira seguinte, no dia 28 de Setembro de 2001, é a vez dos Dazkarieh e dos Gaitafolia dividirem o palco a partir das 22h. Os Dazkarieh realizam um trabalho de fusão de estilos e instrumentos musicais variados, realizando uma performance sonora, onde acaba por haver tanto para ouvir como para ver. Os Gaitafolia são um grupo de gaitas de foles e percussão cujo repertório previligia as sonoridades da gaita do Noroeste Peninsular, tendo sido criado no seio da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de Foles. O programa musical acaba no Sábado, dia 29 de Setembro, com um concerto com os Gaiteiros de Lisboa, uma das principais referências da Música de raiz tradicional portuguesa.

Lançar a primeira pedra
O forte do programa deste evento é precisamente a ideia de criar sinergias entre as actividades económicas, sociais e culturais no concelho, neste caso centradas na ideia de uma "Bienal da Pedra", um sector vital no concelho de Nisa. Este evento visa criar um espaço onde possam nascer e crescer estratégias de cooperação entre várias entidades, públicas e privadas, articuladas de forma a criar valor para as populações locais.

Expemplo disso são os múltiplos Seminários, desenvolvidos num modelo "não formal" - e que possam ser um espaço de partilha e construção de estratégias concertadas num melhor conhecimento das potencialidades da região. Temas como "Estratégias de formação e valorização de recursos humanos", "As rochas ornamentais e o granito de Alpalhão - aplicações, potencialidades e mercados" e "A pedra e a arquitectura", são exemplos disso - um conjunto de seminários que lançarão "a primeira pedra" de um conjunto de eventos a prolongar nos próximos tempos.

Exemplo disso também é o desafio proposto no seminário "Os Territórios, as Identidades os Recursos Locais" - onde se pretende a construção de estratégias de desenvolvimento baseadas nos recursos locais, população e agentes económicos e sociais , à luz  das recentes alterações no campo das mobilidades, capitais, e decisão.

Também durante doze dias vários escultores oriundos de diversos países como Portugal, Itália, Japão, França e Turquia irão estar às voltas com a pedra de Alpalhão, para dar substância aos muitos argumentos desta riqueza natural, pronta para ser transformada. Daqui também resultará "A Construção de um Simpósio de Escultura" com a participação dos escultores presentes, através da troca de experiências tendo em vista a criação de um modelo de simpósio, ajustado à região.

Das referências ao orgulho local
Várias exposições levarão ao conhecimento público a projecção nacional e internacional da pedra desta região, utilizada em  diversas peças escultóricas existentes aquém e além fronteiras. Para isso teremos então a exposição "Onde Pára a Pedra de Alpalhão?", a "Mostra de Granitos Alentejanos", uma exposição que retrata a "Recuperação do Menir da Meada", feita segundo técnicas antigas dos artesãos de Alpalhão e uma mostra fotográfica de Raul Ladeira "Da Pedra e Suas Artes", sobre os granitos na região, gentes e ofícios da pedra.

Deste movimento nasce um conceito de rede, onde se misturam os vários agentes de uma comunidade, na construção de um valor difícil de projectar de forma isolada - levando às populações a mistura da cultura, das estratégias e das reflexões, que irão contribuir para a valorização de toda uma região. Voltar ao Topo

 

 

Canais: At-Tambur | Notícias | Curtas! | Recolhas | Instrumentos | Dança | Outros Sons | Internet | Grupos Musicais | Agenda

Newsletter | Fórum | Chat | Pesquisas | Contactos | Publicidade | Quem somos

.....................................................