...............................
A. Ibrahim piano
Feya Faku trompete
Horace Young sax tenor, alto
Beldon Bullock contrabaixo
George Johnson Jr. bateria
Preços
Plateia 3.500$
Laterais 2.500$
Camarotes Centrais 3.500$
Camarotes Laterais 2.500$
1º Balcão 2.500$
2º Balcão 1.500$
Balcão Lateral 2.000$
Galerias 1.000$
|
Ao vivo no CCB
Abdullah Ibrahim Quintet
Dia 16 | Domingo | duração aprox. 1h30
21h30 | Grande Auditório do CCBAdolph Johannes Brand, Dollar
Brand ou, mais recentemente, após a sua conversão ao Islão, Abdullah Ibrahim, nasceu em
1934, Cape Town, República Sul Africana. Desde muito novo que foi exposto a uma grande
variedade de músicas que haviam de lhe moldar o estilo: música africana tradicional,
canções religiosas e jazz.
Começou a estudar piano aos sete anos e tornou-se músico profissional em 1949, tocando,
na altura, com famosos grupos locais, os Tuxedo Slickers e a Willie Max Big Band,
integrando dez anos mais tarde os Jazz Epistles, compartilhando o palco com o trompetista
Hugh Masakela e o saxofonista alto Kippi Moeketsi. Seria esta formação, acrescida do
pianista americano John Mohegan, que gravaria Jazz in Africa, o primeiro disco de jazz por
músicos sul-africanos.
Sendo notado internacionalmente ao fazer parte dos Jazz Epistles, uma das primeiras bandas
de jazz a surgir na África do Sul, converte-se, a partir daí, num explorador incansável
de novos territórios musicais servido pela sua imaginação transbordante.
Em 1962, emigra para a Europa,
acompanhado da sua futura mulher, a cantora Sathima Bea Benjamin, partilhando o êxodo de
músicos de jazz sul-africanos, negros e brancos &endash; Mongezzi Feza, Dudu Pukwana,
Louis Moholo, Chris McGregor, Makaya Ntshoko &endash; desgostosos com o regime
'apartheid' de então, estabelecendo-se em Zurique. Aqui formou um trio com Ntshoko
(bateria) e Johnny Gertze (contrabaixo), tendo sido ouvido por Duke Ellington no Africana
Club onde regularmente se apresentavam. Ellington ficou tão impressionado que obteve, de
imediato, uma sessão de gravação da qual surgiu o disco "Duke Ellington Presents
The Dollar Brand Trio" (Reprise, 1963). A relação com Ellington estreitou-se, tendo
Dollar Brand tocado no Festival de Newport em 1965 e temporariamente na Orquestra do Duke.
É desta altura, também, a sua participação no Elvin Jones Quartet, depois do que
continuou emprestando o seu talento a músicos tão importantes como Gato Barbieri ou Don
Cherry. A partir de 1983 constituiu o Septeto Ekaya onde reuniu tudo o que caracteriza o
seu estilo único. Regressado em definitivo à África do Sul em 1990, após a alteração
da situação política, não deixa de alternar as suas estadias com Nova Iorque, a sua
terra adoptiva. A década de 90 é a da consagração.
Ouvimos no ano passado Abdullah Ibrahim em concerto no CCB com Max Roach. Ouvi-lo-emos
agora na sua pureza original com músicos da sua terra natal, evocando os hinos e as
kwelas de Cape Town num apelo irresistível à dança.
|